Gripe Influenza

Influenza ou gripe é uma infecção viral aguda do sistema respiratório, podendo ser apresentar sobre formas de menor ou maior gravidade.

Os vírus influenza A e B são responsáveis pela doença endêmica:

– Influenza A: de caráter epidêmico ou pandêmico. Ampla distribuição na natureza, acometendo além do homem, porcos, cavalos, galinhas e outras aves.

– Influenza B: possui o homem como hospedeiro.

Sintomas clínicos não são específicos, apresentando semelhanças a outros causados por outros vírus respiratórios, porém com mais intensidade e potencial maior de complicações. Quadro clínico caracterizado por febre alta de início súbito, dor de cabeça, dor de garganta, tosse seca e contínua, prostração, dores musculares e ardor nos olhos. Em formas graves pode haver comprometimento pulmonar.

Doença altamente contagiosa. Transmissão por meio de gotículas de secreção da pessoa contaminada ao suscetível através da fala, tosse ou espirro.

Indicação: Crianças a partir de 06 meses, adultos e idosos.

Esquema de doses:

  • Crianças de 06 a 35 meses: no primeiro ano em que são vacinadas, duas doses de 0,25 ml com intervalo de um mês entre elas. A partir de então, doses únicas anuais.
  • Crianças de 03 a 08 anos: no primeiro ano em que são vacinadas, duas doses 02 doses de 0,5 ml com intervalo de um mês entre elas. A partir de então, doses únicas anuais.
  • Adultos e crianças a partir de 09 anos: dose única anual de 0,5 ml.

Contraindicações: Alergia (anafilaxia) a um dos componentes da vacina, alergia (anafilaxia) à proteína de ovo.

Eventos Adversos: Febre, dor e vermelhidão no local da aplicação até 24/48 horas após a vacinação.

Via de aplicação: Intramuscular (IM)

Enviar mensagem
Estamos online