Doenças Meningocócicas (Meningite)

Doença caracterizada por início agudo e rápida progressão, apresentando frequentemente complicações, sequelas e alta taxa de letalidade.

O quadro clínico cursa com início súbito de febre, vômitos, dor de cabeça, rigidez de nuca e convulsão, além de prostração, fotofobia e alteração do nível de consciência. As formas clínicas mais graves consistem em meningite (processo inflamatório e/ou infeccioso das membranas que envolvem o cérebro – meninges) e meningococcemia (infecção generalizada).

A transmissão ocorre através de contato direto com gotículas de saliva ou secreção nasal de pessoas infectadas.

Vacinas disponíveis:

  • Vacina meningocócica conjugada ACWY
  • Vacina meningocócica conjugada C
  • Vacina meningocócica B

Meningocócica ACWY

Indicação da vacina: As sociedades brasileiras de Imunizações e de Pediatria recomendam a vacina meningocócica ACWY preferencialmente no esquema de vacinação infantil.

Em pacientes entre 02 a 06 meses: 03 doses com um intervalo de pelo menos 02 meses entre as mesmas. A quarta dose deve ser administrada durante o 2º ano de vida, principalmente entre 12 e 16 meses.

Crianças entre 07 e 23 meses: 02 doses cada uma, com uma dose única, com a segunda dose administrada no 2º ano de vida, pelo menos 02 meses após a 1ª dose.

Acima dos 02 anos, adolescentes e adultos até 65 anos: dose única, podendo ser considerado um reforço 05 anos depois.

Eventos Adversos: reações locais (dor, calor, enduração, vermelhidão nas 24/72 horas seguintes à aplicação). Podem ocorrer febre e dor de cabeça.

Meningocócica C

Indicação da vacina: Crianças a partir de 02 meses, adolescentes, adultos e idosos.

Esquema de doses: Em crianças de 02 meses a 06 meses de idade, a primeira dose deve ser aplicada o mais precocemente possível a partir de 02 meses de vida, a segunda dose 02 meses após a primeira. Pode ser utilizada nos reforços de 12-15 meses e dos 05 e 11 anos de idade, na impossibilidade de utilização da vacina meningocócica ACWY. Reforços posteriores deverão ser avaliados por médicos, em situações de risco.

Reações Adversas: Dor, vermelhidão, enduração locais. Podem ocorrer febre e irritabilidade.

Meningocócica B

Indicação da vacina: Crianças a partir de 02 meses, adolescentes e adultos até 50 anos de idade.

Esquema de doses:

  • Crianças até 06 meses: três doses aos 03, 05 e 07 meses de idade (intervalo de 02 meses entre as doses), com um reforço entre 12 e 15 meses.
  • Crianças entre 07 e 11 meses: duas doses com intervalo de 02 meses e reforço entre 12 e 15 meses de idade, com intervalo mínimo de 02 meses da última dose.
  • Crianças entre 12 meses e 10 anos de idade: duas doses com intervalo de 02 meses.
  • Crianças a partir de 11 anos, adolescentes e adultos: duas doses com intervalo de 01 mês.

Eventos Adversos: reações locais (dor, vermelhidão, inchaço e calor no local da aplicação) e febre, principalmente nas seis primeiras horas após a vacinação, que geralmente regride em 72 horas.

Enviar mensagem
Estamos online