Caxumba

A caxumba é causada por um vírus transmitido pelas vias aéreas que infecta glândulas salivares, geralmente as parótidas, (Parotidite). Os sintomas mais comuns são mal-estar, febre baixa, inchaço e dor em uma ou ambas as parótidas, mas que se agravam após 02 a 03 dias de infecção, podendo evoluir como meningoencefalomielite, pancreatite, miocardite e até surdez. É uma doença que acomete todas as faixas etárias.

Vacinas disponíveis: Tríplice Viral que protege contra sarampo, caxumba e rubéola ou Tetra Viral que inclui a varicela (catapora).

Indicação da vacina: A partir de um ano de idade, sem idade limite.

A vacinação pode ser feita também até 72 horas após exposição, tendo alguma chance do indivíduo não ficar doente graças à ação da vacina.

Esquema de doses: Em crianças a vacina é realizada ao completar 12 meses e o reforço aos 15 meses. Fora dessa faixa etária é recomendado 02 doses com um intervalo mínimo de 30 dias, geralmente 03 a 06 meses.

Contraindicações:

  • Reação alérgica grave a um dos componentes da vacina ou em dose anterior.
  • Gravidez.
  • Imunossupressão.
  • Transfusão de sangue ou uso de imunoglobulina nos últimos 03 meses.
  • História de reação anafilática após ingestão de ovo.

Eventos adversos: Em geral, podem aparecer sintomas a partir de 07 a 10 dias após a vacinação, como febre baixa e pintinhas vermelhas na pele (exantemas).

Aplicação Simultânea com outras vacinas? Não pode ser administrada junto com a vacina de Febre Amarela, nesse caso deve-se respeitar um intervalo de 30 dias. Com a vacina de varicela (catapora) deve ser feita no mesmo dia ou com 30 dias de intervalo entre as administrações e não tem interferência com o restante das vacinas.

Via de aplicação: Subcutânea (SC)

Enviar mensagem
Estamos online